November 8, 2019

Hoje vamos falar desses presépios muito especiais, já que o natal está chegando! Eles são feitos de palha de milho, tipo de artesanato que já virou tradição em várias regiões do Brasil. O material tem fibras muito macias, flexíveis, leves e resistentes. Por isso, têm sido muito usadas no artesanato, além de ser uma matéria-prima bastante comum no meio rural. São utilizadas as palhas da parte interna da espiga, que deve ser colhida no tempo seco. 

...

October 29, 2019

A cerâmica Tukano produzida em São Gabriel da Cachoeira (AM), é uma das mais importantes e valorizadas cadeias produtivas da arte indígena local. A tradição milenar dessa cerâmica, feita somente por mulheres e cuja produção é inteiramente natural, confere genuinidade e autenticidade às peças, de autoria de 20 ceramistas da associação na Associação de Mulheres Indígenas da Região de Taracuá (Amirt).

Essa é, inclusive, uma das mais antigas asso...

October 25, 2019

A mandioca é uma das fontes de alimento mais antigas cultivadas na América do Sul. Variedade comum na região amazônica, a mandioca brava é venenosa e passou por um processo de domesticação pelas populações indígenas até se tornar própria para o consumo. Para isso, foram criados diversos artefatos – entre eles, o tipiti, utilizado até hoje na secagem da massa de mandioca para a produção de farinha pelos povos tradicionais da Amazônia.

O Dicionário...

October 8, 2019

O Círio de Nazaré é uma festa católica, celebrada desde 1793 na cidade de Belém, no Pará. É uma tradição cristã herdada dos colonizadores portugueses, celebrada sempre no mês de outubro. Hoje em dia, atrai mais de dois milhões de fiéis para as principais ruas do município, o que lhe dá o status de maior evento religioso do Brasil e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo.

Mas o auge da festa acontece sempre no segundo domingo de outubro, quand...

October 4, 2019

Já ouviu falar na pimenta Jiquitaia? Ela é cultivada organicamente pelas mulheres do povo indígena Baniwa, que todos os dias colhem em suas roças e quintais uma pequena porção de ingredientes. Essas roças são iniciadas com a derrubada e queima pequenos trechos de floresta, processo feito pelos homens Baniwa.

Essa pimenta vem despertando interesse e contribuindo na expansão da cultura gastronômica brasileira.

Restaurantes estrelados de São Paulo e d...

September 30, 2019

Resistente, brilhante e inédito para a ciência convencional, o fungo përɨsɨ, usado como adorno na cestaria tradicional Yanomami, se transformou em objeto de estudo para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que transformou a área da Associação de Mulheres Yanomami Kumirãyõma em um grande laboratório ao ar livre, que já rendeu dezenas de teses de mestrado e doutorado.

O fungo é um fio preto que só tem nome na língua yanomami. O përɨ...

September 18, 2019

Esse mês recebemos quadros do artista plástico Cipriano Souza, que estão colorindo a Fuchic Jardins! São sete telas que apresentam a obra do artista, que parece estar sempre em busca de suas raízes baianas. As cores intensas, que gritam aos olhos, remetem exatamente a esse universo de cultura popular.

As pinturas surgem como colchas de retalhos das mais variadas cenas, algumas, às vezes, em preto e branco, alusão ao trabalho de desenho do artista...

September 10, 2019

Você já provou Moqueca? Ela é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira, que teve sua origem na Angola. No Brasil, é prato típico especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Pará, Pernambuco e Ceará, mas apresenta muitas variações conforme a região. Recentemente também foram criadas algumas versões vegetarianas, que trocam o peixe por cogumelos, jaca verde, palmito, etc. 

Embora semelhantes, existem diferenças signific...

August 22, 2019

O artesanato feito com a Palha de Piaçava é produzido no litoral norte da Bahia, próximo de uma pequena cidade chamada Entre Rios. É um cenário inspirador, onde antigamente viviam pelo menos três povos antigos: caçadores nômades, povos da cultura Aratu e índios Tupinambás, com quem nasceu a tradição do trançado de palha da palmeira piaçava.

Desses povos nativos as artesãs herdaram o ritual de colher a palha de piaçava, tratar, tingir a fibra e cri...

July 11, 2019

Os Ticuna são o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna conseguiram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras. Hoje enfrentam o desafio de garantir sua sustentabilidade econômica e ambiental, bem como qualificar as relações com a sociedade envolvente mantendo viva sua riqu...

Please reload

CATEGORIAS
BUSCAR POR ASSUNTO