• Larissa Pampolha

Palmeira Babaçu


A Palmeira de Babaçu é nativa da região Norte e das áreas de Cerrado brasileiro, com ocorrência concentrada nos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, na região conhecida como Mata dos Cocais (transição entre Caatinga, Cerrado e Amazônia).

Ela pode atingir de 10 a 30 metros de altura e suas grandes folhas arqueadas podem chegar a oito metros de comprimento. Cada palmeira pode produzir de 300 a 500 cocos. A casca do fruto é resistente e, do seu interior, são retiradas amêndoas que têm valor comercial por serem a principal matéria-prima para a produção do óleo de coco do babaçu.

Mas se a amêndoa é tão utilizada, o que fazer com o restante? Costuma-se dizer que tudo se aproveita desta palmeira. As folhas são utilizadas na armação de cobertas para casa e, nos períodos de seca, para alimentação animal. As fibras são utilizadas para produzir cestos, peneiras, esteiras, entre outros produtos artesanais. É possível ainda se extrair o palmito e, do caule da palmeira jovem, uma seiva que, fermentada, produz vinho.

As amêndoas verdes ainda fornecem um leite com propriedades nutritivas semelhantes ao leite humano e bastante utilizado na culinária. Do mesocarpo é extraída uma farinha, também chamada pó de babaçu, muito nutritiva, usada como complemento alimentar e para fazer bolos e mingau.

Mesmo assim, o principal fim das amêndoas é a produção de óleo de coco do babaçu. Este é amplamente utilizado na indústria cosmética, alimentícia, de sabões, detergentes, lubrificantes, entre outras e na alimentação das comunidades da região do Cerrado e transição com a Amazônia. A extração das amêndoas é tradicionalmente caseira, feita pelas populações locais e pelas “quebradeiras de coco”.

O babaçu tem grande potencial para o Artesanato. Com ele podem ser produzidos, por exemplo, biojóias com o coco babaçu, sementes nativas e miçangas; bolsas produzidas por tecelagem em teares e enfeitadas com rodelas de coco babaçu; chaveiros com as rodelas de coco babaçu; e da palha surgem esteiras, chapéus, cestos e uma infinidade de produtos utilizados há muito tempo pelos indígenas e pelos sertanejos, mas que somente agora vem ganhando status de artesanato decorativo.

Você pode adquirir as peças feitas com matéria-prima da Palmeira Babaçu em uma de nossas lojas:

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

#babaçu #coco #palha #palmeira #fibras #cestaria #acessórios #biojóias #artepopularbrasileira #artesanato #artesanatobrasileiro #ArtesanatoBrasileiro #ArtePopularBrasileira

0 visualização

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77