• Larissa Pampolha

Artesanato Brasileiro | Região Nordeste


O Nordeste talvez seja uma das regiões onde o Artesanato é mais diverso e com maior importância cultural. Essa diversidade aconteceu através da influência de vários povos na cultura brasileira, o que contribuiu para toda essa riqueza de técnicas. Hoje em dia essa atividade é o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região, pois já se tornou um atrativo turístico que movimenta vários municípios. Confira abaixo um pouquinho dessa diversidade:

​​

João das Alagoas - ALAGOAS

João das Alagoas é um artesão considerado Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas desde 2011. Sua especialidade são as esculturas de cerâmica, em especial uma releitura do clássico bumba-meu-boi, com saias cheias de desenhos em alto e baixo relevo que contam histórias do folclore nordestino e o cotidiano do sertão brasileiro.

Clique aqui para ler mais

Cerâmica Serra da Capivara – PIAUÍ

Os artesãos locais aprenderam a produzir as peças de cerâmica com aulas ministradas por ceramistas italianos e japoneses. Hoje produzem esculturas e utilitários que são considerados o cartão de visitas do Piauí e a cada seis meses são exportados para diversos países. O local possui a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo, que são reproduzidas nos trabalhos dos artesãos. A cerâmica da Serra da Capivara, além de funcional, também possui o valor social, pois contribui para o desenvolvimento e preservação da região.

Clique aqui para ler mais

​Cerâmica de Maragogipinho – BAHIA

O distrito de Maragogipinho, localizado na cidade de Aratuípe, Bahia, possui um artesanato muito tradicional. Lá são produzidas peças de barro inconfundíveis, utilitárias ou decorativas, com acabamento avermelhado e desenhos bem característicos. As peças tem altíssimo valor cultural e, graças a isso, estão sendo cada vez mais valorizadas. Os artesãos fazem objetos como potes, moringas, vasos, pratos, tigelas, jarros, esculturas. A variedade é imensa, e ao todo chegam a ser produzidas 18 mil peças por mês, que são distribuídas para diversos estados em todas as regiões do país.

Clique aqui para ler mais

​Renda Filé – ALAGOAS

O Filé é um tipo de bordado de origem europeia. Essa arte foi difundida através das gerações na região das lagoas Mundaú e Manguaba, que ficam próximas a capital do estado, Maceió. O nome vem do francês “filet”, que significa rede. Esse nome descreve exatamente o processo, pois o filé é feito sobre uma rede de fios de algodão montada em um molde de bambu. Depois de construída essa rede, chamada também de malha, o desenho escolhido começa a ser preenchido com a ajuda de uma agulha de madeira. Quanto mais variadas as cores e combinações de pontos, mais bonito ficará o resultado final.

Clique aqui para ler mais

​O legado do Mestre Vitalino - PERNAMBUCO

Vitalino deixou como herança o conhecimento das técnicas que utilizava para os filhos e a família, mas também influenciou inúmeros moradores locais a seguir o mesmo caminho. Esse legado é cultivado até hoje no Alto do Moura.O local é considerado o maior centro de artes figurativas das Américas, onde trabalham cerca de mil artesãos. A comercialização das peças é feita nas casas ou ateliês desses artistas, o que fez com que o bairro se tornasse também um ponto turístico.

Clique aqui para ler mais

Utilitários de Barro Preto – PARAÍBA

No artesanato brasileiro existem utilitários muito famosos, como as panelas de barro preto. Feitas com técnicas muito tradicionais passadas de geração para geração, nenhuma tinta é usada durante o processo. A cor preta aparece através de um processo de queima e uma argila específica que também garantem uma grande durabilidade aos utensílios.

Clique aqui para ler mais


Mamulengos – PERNAMBUCO

Os Mamulengos fazem parte da arte popular da cultura do nordeste, principalmente do estado de Pernambuco. Eles existem desde a época colonial e foram criados como fantoches para apresentações teatrais. Para confecção do boneco, é utilizada uma madeira macia, conhecida como mulungu. Esse material permite que o artista defina as formas do personagem mais facilmente. Para o corpo, são utilizados tecidos bem coloridos, como a chita.

Clique aqui para ler mais

​Areias Coloridas – RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ

O artesanato com areia em recipientes de vidro também é conhecido como Ciclogravura. É uma arte muito comum no Nordeste Brasileiro, principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará. Lá vários artesãos garantem o sustento da família com a produção e venda dessas peças. Foi na praia de Majorlândia, no Ceará, que essa técnica artesanal surgiu através das mãos de Joana Carneiro. Ela enchia garrafas com areias de diversas cores, que são encontradas nos morros da região.

Clique aqui para ler mais

Utensílios de Coco – BAHIA

O Coco é um produto muito comum no Brasil, principalmente na região do nordeste. É lá que estão localizados os maiores coqueirais do país. Os maiores produtores são os estados da Bahia, Pará e Ceará. Para o artesanato, o material utilizado é a casca do coco. O processso é feito em pequenas oficinas, manualmente ou com máquinas rudimentares. A casca é furada, lixada e em pouco tempo se transforma em muitas peças diferentes.

Clique aqui para ler mais

​Chita – PARAÍBA

De uma cooperativa em Boa Vista, na região do Cariri Paraibano, saem peças lindíssimas feitas com um tecido bem brasileiro: A Chita. Todas as peças são feitas à mão e carregam certa rusticidade, porém, com acabamento super caprichado. A chita, tecido usado por elas, foi trazida ao Brasil pelos europeus por volta de 1800. Ela é originária da índia, mas foi quando passou a ser produzida aqui que ela se popularizou e se tornou um dos ícones da identidade nacional. É sempre muito colorida e florida, e ultimamente tem sido cada vez mais utilizada em decorações e acessórios.

Clique aqui para ler mais

Os produtos você pode encontrar em nossas lojas:

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

#nordeste #bahia #Alagoas #Piauí #pernambuco #Paraíba #ceará #riograndedonorte

0 visualização

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77