• Giovanni Guerreiro

Cerâmica Waurá - Xingu


A etnia Waurá, da região do Xingu, ao sul da Amazônia, é reconhecida por seu prolífico trabalho de cerâmica, especialmente pela fabricação de Kamalupe: panelas enormes de até dois metros de diâmetro. Um dos povos mais antigos da área, os Waurá residem majoritariamente no Parque Indígena do Xingu, no nordeste do Mato Grosso. O Parque foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961. E é lá que a tradição ceramista dos Waurá, que existe desde tempos imemoriais, segue viva.

A comunidade é uma das poucas que domina com maestria o uso do barro na região. Principalmente as mulheres Waurá, por costume milenar, trabalham com muita eficiência o material, coletado nos arredores da aldeia. Com ele, são confeccionadas figuras zoomorfas variadas, além das panelas, que possuem diversos tamanhos e formatos. Para a decoração da cerâmica, usam jenipapo (preto) e urucum (vermelho), pigmentos naturais que também contribuem para a pintura corporal e de cestaria. A fabricação de artefatos que se adequam perfeitamente à cultura alimentar dos Waurá é uma parte importante do legado deste povo, como fica ainda mais claro nos períodos de festa e colheita.

O processo de fabricação de Kamalupe, por exemplo, é muito preciso. O barro é cuidadosamente modelado e cozido em espaço pré-aquecido, antes do fundo externo da panela ser coberto de tabatinga, para embranquecê-lo. Apenas depois disso vêm os desenhos à mão livre, em gerais simétricos e de traços bem firmes.

Além do trabalho tradicional em artefatos no âmbito da alimentação, os Waurá também produzem, como a maioria das comunidades indígenas do Xingu, peças utilizadas como enfeites ou adornos. São maneiras de representar a própria identidade, tanto com seus aspectos mais tradicionais quanto com as transformações que ocorreram ao longo do tempo. É assim que os traços da cultura Waurá seguem vivos.

As peças de cerâmica da etnia Waurá podem ser adquiridas em nossas lojas:

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

#arteindígena #artepopularbrasileira #artesanatobrasileiro #ArtesanatoBrasileiro #ArtePopularBrasileira #indígena #xingu #waurá #regiãonorte #Amazônia #florestaamazônica #amazônia

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77