• Larissa Pampolha

Artesanato Wai Wai


Os Wai Wai são um grupo indígena que habita o noroeste do Pará, próximo à cidade de Oriximiná, às margens do Rio Trombetas. A principal atividade econômica da etnia é a extração de castanha do Pará, que é exportada para outros estados brasileiros por meio de empresários e outros compradores. Entretanto, o artesanato atividade que cresce cada vez mais, principalmente a confecção de biojoias.

As Biojoias são feitas, principalmente, com sementes de Morototó, coletadas no entorno das aldeias e fio de algodão artesanal. A variação de cores se dá à partir de pigmentação natural, tudo feito pelas mãos de habilidosos artesãos. A semente de Morototó é uma semente abundante na floresta Amazônica. Ela pertence à árvore de Morototó, uma espécie que pode crescer até 35 metros de altura.

Essa árvore tem facilidade de se reproduzir em solos pobres, porém tem baixo teor germinativo, o que significa que o crescimento dela é lento. Por esse motivo, a extração das sementes de Morototó para o artesanato tem que ser feita de forma sustentável, utilizando apenas o que cai da árvore.

São sementes leves e fáceis de manusear, pequenas e em tons amarelados. Utilizadas há muitos anos pelos índios para a produção de adornos e acessórios. Inclusive, o método utilizado para a extração das sementes ainda é o mesmo que foi ensinado por eles. A semente é passada por uma peneira e posta para secar na sombra.

Como são muito pequenas, cada peça de artesanato exige o uso de duas a três mil unidades, dependendo do modelo. Elas são perfuradas uma a uma, com uma agulha bem fina. Um trabalho que exige muita paciência e habilidade dos artesãos.

Você pode adquirir estas peças em nossas lojas:

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

#oriximiná #waiwai #pará #Santarém #sementes #morototó #artepopularbrasileira #artesanatonordestino #artesanato #artesanatobrasileiro #arteindígena #ArtesanatoBrasileiro

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77