• Fuchic | Brasil Presente

Pontos Turísticos Culturais de São Paulo


A melhor parte de uma cidade com tanta diversidade como São Paulo é, sem dúvida, a oferta de passeios culturais que a cidade oferece. Aqui você pode visitar diversos museus, centros e equipamentos culturais que trazem coleções e programações muito interessantes – e a maioria deles é de graça! Dá só uma olhada nessa lista e vá aproveitar o melhor da arte e cultura na selva de pedra!

1. INSTITUTO ITAÚ CULTURAL

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista e traz uma enorme oferta de mostras, exposições, sessões temporárias e o Espaço Olavo Setúbal (2 andares com as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática). Tem muitos shows e espetáculos de dança e teatro que valem muito a pena. Todas as atrações que rolam no Itaú Cultural são gratuitas!

• Endereço: Avenida Paulista, 149

• Metrô mais próximo: Linha 2 Verde – Brigadeiro (250m)

2. INSTITUTO MOREIRA SALLES

Em setembro de 2017 o IMS Paulista inaugurou em novo endereço, também na Avenida Paulista. O edifício do instituto tem 7 andares e no 4° pavimento fica uma praça a céu aberto, acessível a partir do térreo por escadas rolantes. O IMS Paulista tem diversas áreas para exposições e também conta com uma programação de mostras de filmes, seminários e eventos. A biblioteca de fotografia também é interessante. Para as exposições, a entrada é gratuita. Outras atividades específicas podem ter ingressos cobrados.

• Endereço: Avenida Paulista, 2424

• Metrô mais próximo: Linha 2 Verde – Consolação (200m) ou Linha 4 Amarela – Paulista (170m)

3. BECO DO BATMAN

São Paulo é referência da cultura urbana no país e basta dar uma volta por onde quer que seja e é possível apreciar diversos grafites pelos muros paulistanos. Essa travessa que virou uma verdadeira galeria de arte a céu aberto fica na Vila Madalena, bairro boêmio da capital paulista, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Gonçalo Afonso, na Vila Madalena, e também há uma entrada pela rua Harmonia.

• Endereço: R. Gonçalo Afonso - Vila Madalena

• Metrô mais próximo: Linha 2 Verde - Vila Madalena (1,3km) ou Linha 4 Amarela - Fradique Coutinho (1,3km)

4. PINACOTECA E PASSEIO NO PARQUE DA LUZ E ESTAÇÃO DA LUZ

Todos os guias de turismos indicam a Pinacoteca do Estado de São Paulo como visita obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Sim, o museu é incrível, porém, vale a pena dar uma volta aos seus arredores. Um passeio pelo Parque da Luz, uma visita à lindíssima Estação da Luz, que fica na frente de museu. Um dos cartões-postais da cidade de São Paulo é uma das estações mais movimentadas da cidade. Construída como estação ferroviária em 1901 a Estação da Luz já foi a parada de trens mais importante da capital paulista, sendo parada obrigatória de personalidades ilustres que desembarcavam em São Paulo. A estação reflete o momento histórico em que foi construída, evidenciando o poder do café na trajetória de expansão da cidade. Erguida junto ao Jardim da Luz, por décadas a sua torre dominou parte da paisagem central paulistana. O seu relógio era o principal referencial para acerto dos relógios da cidade. Aos poucos, a estação foi perdendo sua importância com o crescimento de meios de transportes aéreos e rodoviários.

• Endereço: Praça da Luz, 2

• Metrô mais próximo: Linha 1 Azul – Luz (130m)

5. CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (ou só CCBB para os íntimos) tem filiais em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A unidade de SP está no centro e o edifício é lindo. Lá rolam muitas exposições e mostras legais de teatro, cinema, artes visuais e música. Vale a pena ficar ligado na programação.

• Endereço: Rua Álvares Penteado, 112

• Metrô mais próximo: Linha 3 Vermelha – Sé (300m)

6. MERCADO MUNICIPAL

Mais conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal Paulistano é considerado um dos lugares mais bonitos da cidade. Construído em 1933, o que mais chama atenção na arquitetura do edifício são as colunas de estilo grego, as telhas de vidro, clarabóias e 32 painéis divididos em 72 lindos vitrais que retratam cenas da realidade paulista daquela época.Além de estonteante o Mercadão é um dos principais pontos gourmet de São Paulo. Em seus mais 290 boxes é possível encontrar de frutas exóticas, sucos e temperos até vinhos, carnes e legumes. O sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau são pratos famosos do local, tão famosos que já são considerados pratos típicos da cidade de São Paulo. É praticamente obrigatório experimentar essas delícias, o difícil vai ser escolher em qual dos vários boxes que servem os pratos comer.

• Endereço: Rua Cantareira, 306, Centro, São Paulo-SP.

• Metrô mais próximo: Linha 1 Azul - São Bento (750m)

7. THEATRO MUNICIPAL

Bem pertinho da Galeria do Rock está o belíssimo Teatro Municipal de São Paulo. Considerado um dos cartões postais da cidade, o teatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. Além disso, ele é sede da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. É possível fazer uma visita guiada em diversos dias e horários da semana.

• Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo – SP

• Metrô mais próximo: Linha 3 Vermelha - Anhangabaú (300m)

8. PATEO DO COLLEGIO

Em meio a grandes prédios antigos e modernos, uma construção bem simples costuma chamar atenção de quem passa por ali: trata-se do complexo cultural Pateo do Collegio - local onde os jesuítas se instalaram para dar inicio ao que se tornaria a maior cidade brasileira. Além de desenvolver oficinas culturais, você ainda encontrará no local o Museu Anchieta e a Biblioteca Padre António Vieira.

• Endereço: Largo Páteo do Colégio, 2, Centro, São Paulo – SP.

• Metrô mais próximo: Linha 1 Azul - São Bento (500m) ou Linha 3 Vermelha – Sé (500m)

9. MASP

O Museu de Arte de São Paulo é, além de um museu muito importante, um marco arquitetônico da cidade. Localizado bem no meio da Avenida Paulista e com o seu famoso vão ocupado por todo o tipo de gente, o MASP faz parte da vida do paulistano. O MASP é um museu privado e foi fundado em 1947, mas só em 1968 foi para o famoso prédio onde está hoje. Dentro do museu, a coleção fixa divide espaço com as diversas coleções temporárias que passam por ali. Às terças-feiras a entrada é gratuita, mas dependendo da época do ano vai ter fila para entrar. Nos outros dias, o ingresso custa R$30,00.

• Endereço: Avenida Paulista, 1578

• Metrô mais próximo: Linha 2 Verde – Trianon-MASP (150m)

A maioria desses pontos turísticos culturais fica pertinho da Fuchic Jardins! Vale a pena conferir também a diversidade de peças de Arte Popular e Artesanato Brasileiro que temos de todas as regiões do Brasil, são cinco andares para você conferir:

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Metrô mais próximo: Linha 2 Verde - Consolação (600m)

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

E se estiver indo viajar, pode levar o Brasil de presente com você, é só visitar a nossa loja no Aeroporto de Guarulhos!

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

Com informações de:

http://lounge.obviousmag.org/sem_trocadilhos/2012/04/top-10-pontos-culturais-para-conhecer-em-sao-paulo.html

https://estrangeira.com.br/os-15-melhores-passeios-culturais-em-sao-paulo/

https://www.guiaviajarmelhor.com.br/7-lugares-turisticos-para-conhecer-em-sao-paulo/

#sãopaulo #aniversáriodesãopaulo #sp465 #pontosturísticos #cultura #passeiosculturais

0 visualização

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77