• Fuchic | Brasil Presente

Círio de Nazaré | Festas Brasileiras


O Círio de Nazaré é uma festa católica, celebrada desde 1793 na cidade de Belém, no Pará. É uma tradição cristã herdada dos colonizadores portugueses, celebrada sempre no mês de outubro. Hoje em dia, atrai mais de dois milhões de fiéis para as principais ruas do município, o que lhe dá o status de maior evento religioso do Brasil e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo.

Mas o auge da festa acontece sempre no segundo domingo de outubro, quando a imagem da Virgem de Nazaré é levada em grande procissão pelas principais ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré. Nos demais dias de festa acontecem vigílias e romarias rodoviárias, fluviais e em motocicletas, e praticamente todos os estabelecimentos públicos são decorados com o tema. Embora Belém seja o epicentro da festa mariana, o Pará inteiro celebra a data. Mesmo nas comunidades ribeirinhas mais isoladas há o Círio de Nazaré, ainda que em menores proporções.

História

A história da Virgem de Nazaré de Belém começou em 1700, quando um caboclo encontrou uma estátua de Nossa Senhora próximo a um igarapé (que hoje corresponde aos fundos da Basílica de Nazaré). O caboclo resgatou a imagem, levou-a para casa, limpou-a e deu-lhe um pequeno altar improvisado. A imagem, conta-se, voltou inexplicavelmente para o lugar onde havia sido encontrada. Cada vez que o caboclo a resgatava e a levava de volta ao altar, o mesmo sumiço e reaparição no igarapé aconteciam. Uma ermida, então, foi erguida pelo homem naquele lugar de origem. Sua fama de milagrosa espalhou-se e o povo todo acorria ao local para prestar-lhe homenagem e render-lhe graças. A tradição da procissão deu-se por conta da volta da santa de Portugal, para onde foi enviada em 1974 para ser restaurada. Quando chegou em Belém, foi levada em procissão pelos fiéis desde o porto da cidade até o santuário. Este é considerado o primeiro Círio.

Culinária

No Pará, a festa do Círio de Nazaré é tão importante que pode ser comparada ao Natal. E assim como na data de nascimento do Menino Jesus, um farto banquete com comidas típicas é preparado durante os dias de celebração. Um dos pratos clássicos da época é a maniçoba, feita à base de folha de mandioca que, por ser tóxica e letal, precisa ser fervida durante sete dias e sete noites para ser consumida. O caldo grosso e escuro, temperado com linguiça, paio e carne de porco, lembra muito a feijoada – daí seja chamada de “feijoada paraense”. Outro prato típico é o pato no tucupi, no qual a ave é cozida junto ao soro da mandioca brava. A preparação é servida com jambu, erva de sabor acentuado que adormece a língua.

Miriti

Durante o Círio, é muito comum avistar a venda de brinquedos muito especiais feitos com caule da palmeira do miriti. São miniaturas de bichos, barcos e espécies da flora amazônica feitos de maneira artesanal, a maioria saído das mãos de artesãos da cidade de Abaetetuba. O processo da fabricação dos brinquedos é relativamente simples. Após a extração da matéria prima da palmeira, o material e talhado com uma faca e um produto é usado para impermeabilizar. O acabamento é feito com uma lixa e depois o brinquedo é pintado com muito colorido. Eles vem ganhando cada vez mais notoriedade nacional e internacional. Turistas e lojistas são atraídos pelas cores e simplicidade dos barquinhos, araras e casais feitos de miriti, que já viraram símbolo do estado do Pará.

Adquira Peças de Miriti e mais artesanatos típicos do estado do Pará em nossas lojas físicas ou e-commerce:

www.e-fuchic.com.br

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

Com informações de: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/cirio-de-nazare-por-dentro-da-maior-festa-religiosa-do-brasil/n1597254103662.html

Fotos: Agência Pará e Fernando Sette

#círiodenazaré #círio #miriti #brinquedosdemiriti #belém #Pará #festasbrasileiras #ArtesanatoBrasileiro #ArtePopularBrasileira

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77