• Fuchic | Brasil Presente

Cerâmica Branca Baniwa


As peças de cerâmica branca são arte indígena modelada pelas artesãs da Baniwa, que vivem na região do Alto Rio Negro, Amazonas. Além da coloração clara, a cerâmica possui uma grande diversidade de padrões gráficos de coloração vermelho-alaranjado, que enfeitam cada uma das peças.

Mas eles têm enfrentado desafios em relação a essa tradição, pois a cerâmica deixou de ser usada nas cozinhas e foi trocada pelas panelas de metal. Essa mudança de hábitos provocou uma ruptura na transmissão do conhecimento sobre a arte de produção de cerâmica branca e o domínio sobre as pinturas foi quase completamente esquecido. Mas recentemente, através de oficinas, as artesãs foram fortalecendo e valorizando os conhecimentos tradicionais da confecção de cerâmicas e os grafismos originais, resgatando assim a identidade cultural Baniwa.

A cerâmica branca produzida pelas mulheres Baniwa possui acabamento vitrificado produzido por meio do uso de resinas vegetais. Esta resina funciona como verniz, protegendo a peça como um todo do desgaste provocado pelo uso. Ela é aplicada após a queima da peça, por meio de um cuidadoso aquecimento. A pintura – grafismos geométricos aplicados no interior ou exterior dos potes de acordo com o tipo e o uso – é feita antes da queima, quando a peça ainda possui um aspecto cinza, da cor da massa cerâmica composta de argila e casca de Caraipé.

A decoração é feita com um pigmento que resulta da mistura de uma argila amarela com um líquido ácido, que pode ser o caldo de mandioca amarga, suco de limão ou suco de cubiú. Esse caldo oxida o pigmento durante a queima, o que resulta na transformação da sua cor inicialmente amarela em uma tonalidade vermelha-alaranjada.

Você pode adquirir as cerâmicas da etnia Baniwa em nossa loja online ou lojas físicas:

www.e-fuchic.com.br

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317, Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

Com informações de:

https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/o-passado-e-o-futuro-por-meio-da-ceramica-baniwa

#baniwa #arteindigena #artesanatoindígena #ArtePopularBrasileira #ArtesanatoBrasileiro #Cerâmica #amazonas #altorionegro #utilitários

71 visualizações

INSTITUCIONAL

Quem somos

Como Comprar

Trocas e devolução

Fale conosco

PARA SEGUIR, CURTIR E COMPARTILHAR

facebook
instagram
pinterest
flickr
youtube

FALE CONOSCO

Atendimento de 09 às 17h, de segunda a sexta-feira.

(11) 4192-2986

faleconosco@fuchic.com.br

APOIOS E PARCERIAS

Sebrae
Artesol

Razão Social Anny Megherdijian Darakjian ME - Endereço: Alameda Franca, 1167 | São Paulo | SP - CNPJ:08.074.414/0001-77