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Xilogravura Cearense

February 27, 2016

 Foto: Larissa Pampolha / Coleção de Xilogravuras disponíveis na Fuchic do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

Por definição, a Xilogravura é uma técnica para fazer gravuras como se fosse um carimbo. O desenho a ser impresso é entalhado em uma placa de madeira. Quando finalizado, a tinta é passada tocando apenas as partes em alto relevo do entalhe, que é “impresso” em papel ou pano, revelando a gravura.

 

Através da colonização portuguesa a xilogravura chegou ao Brasil. A técnica já chegou a ser usada para fazer rótulos de produtos como sabonetes e cachaças, mas foi na literatura de cordel, com os poetas populares, que ela se desenvolveu.

 

A impressão dos primeiros folhetos de cordel no Brasil começaram na segunda metade do século 19. Os temas giravam em torno do cotidiano, história, lendas e religião. A produção se tornou típica da região do Nordeste, principalmente do estado do Ceará.

 

Um dos principais destaques da xilogravura Cearense foi José Bernardo da Silva, considerado o maior editor de Literatura de Cordel durante as décadas de 40, 50 e 60. Ele fundou a Lira Nordestina, a maior tipográfica do Ceará. Depois de seu falecimento, em 1971, a editora ficou nas mãos dos irmãos José e Cícero Lourenço, que são netos de Pedro Luiz Gonzaga, afilhado de José Bernardo.

 

Desde 1982 os dois irmãos lutam para preservar e desenvolver ainda mais a tradição do cordel na região do Cariri. Hoje em dia, além das diversas xilogravuras e cordéis, eles fazem produtos para a venda no Brasil inteiro, como sandálias de borracha 100% fabricadas no local.

 

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 Foto: Larissa Pampolha / Sandálias disponíveis na Fuchic do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

By definition, woodcut is a technique for making prints like a stamp. The design is carved on a wooden board to be printed. When finished, the ink is spread on the board and when it touches the paper or cloth it “prints” the design carved before, revealing the picture.

 

Woodcut came to Brazil through the Portuguese colonization. The technique was used to make labels of products such as soaps and cachaça, but was in the twine literature, made by popular poets, that it was developed.

 

The printing of the first twine flyers in Brazil began in the second half of the 19th century. The themes revolved around the daily life, history, legends and religion. The production has become typical of the Northeast region, especially the state of Ceará.

 

One of the main highlights of the woodcut of Ceará state was José Bernardo da Silva, the best Twine Literature editor during the 40s, 50s and 60s. He founded the “Lira Nordestina”, the largest printing of Ceará. After his death in 1971, the publisher was in the hands of the brothers José and Cícero Lourenço, who are grandchildren of Pedro Luiz Gonzaga, godson of José Bernardo.

 

Since 1982 the two brothers fight to preserve and develop twine tradition in Cariri. Today, in addition to several woodcuts and twine literature, they make products for sale throughout Brazil, as the rubber sandals manufactured 100% on the region.

 

 

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