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Cerâmica Ritxoko

June 30, 2016

 

As esculturas feita pelos índios Karajá, habitantes das margens do Rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, são uma parte importantíssima da cultura local e carregam grande significado.

 

Em cada peça é possível identificar os mitos e histórias narradas pelos Karajá que expressam a rica relação que eles tem com o rio, a fauna e a flora, as relações sociais e familiares e a organização social. É também através desse artesanato que as famílias conseguem sua única ou mais importante renda.  

 

A atividade é exclusiva das mulheres, que ao longo das gerações foram ensinando as técnicas tradicionais. A confecção das peças utiliza materiais naturais. Argila para a modelagem, carvão, jenipapo e urucum para a pintura e cera de abelha e sementes para a ornamentação.

 

No ano de 2012 essa arte foi oficialmente tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil, o que trouxe mais reconhecimento para o povo Karajá. Atualmente, as peças feitas por ele já estão em diversos acervos de museus do país, e são muito procuradas como peças de decoração até mesmo por pessoas de fora do país.

 

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The sculptures made by the Karajá Indians, inhabitants of the Araguaia river banks in the states of Goiás, Tocantins and Mato Grosso, are an important part of local culture and carry great significance.

 

In each piece is possible to identify the myths and stories narrated by Karajá that express the rich relationship they have with the river, the flora and fauna, their family relationships and social organization. It is also through this craft that families get their only or main income.

 

The activity is unique to women, who over generations have been teaching the traditional techniques. In the making of the pieces they use natural materials. Clay for modeling, coal, jenipapo and urucum for painting and beeswax and seeds for ornamentation.

 

In 2012 the art was officially listed by IPHAN (National Institute of Historical and Artistic Heritage) as a cultural heritage of Brazil, what brought more recognition to the Karajá people. Currently, the pieces made by them are already in several museum collections in the country, and are sought after as decorative pieces even by people from outside the country.

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