Featured Posts

Dona Irinéia

January 2, 2016

Foto: Larissa Pampolha. / Esculturas em exposição na loja Fuchic dos Jardins.

 

Dona Irineia, como é conhecida, é artesã de cerâmica. Ela faz parte de um grupo de remanescentes quilombolas que vivem no pequeno povoado de Muquém, em Alagoas. As peças mais famosas feitas por ela são as cabeças de barro, que recebem diversas encomendas de fora do estado, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

 

Ela não sabe ler nem escrever, mas começou a trabalhar com cerâmica para ajudar na renda familiar há cerca de 40 anos. Ela começou fazendo peças para pessoas que iam pagar promessas, e pediam esculturas de partes do corpo como cabeças, mãos, braços e pernas. Hoje em dia é considerada uma das melhores artesãs de cerâmica do Brasil, sendo que em 2004 o seu trabalho foi selecionado entre os mais representativos do Brasil pelo Prêmio Unesco de Artesanato.  

 

Dona Irineia também esculpe animais, potes e, depois das cabeças, a sua peça mais famosa é uma jaqueira que tem pessoas no lugar das folhas. Esta peça existe pois em 2010 o local sofreu com uma grande enchente e os moradores subiram na antiga jaqueira da comunidade para fugir da água.

 

A artista costuma participar de diversas feiras de artesanato pelo Brasil. Desde 2005 ela é considerada Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload