Featured Posts

A Arte Milenar do Batik

January 29, 2016

Foto: Larissa Pampolha. / Peças em exposição na loja Fuchic da Aldeia da Serra.

 

O batik é uma arte muito antiga de pintura em tecido que se consagrou na Indonésia. O desenho é feito geralmente na seda com uma ferramenta de metal que aplica várias máscaras cera derretida. Depois que o desenho está pronto, o tecido é tingido com várias cores e apenas as partes sem a cera absorvem a tinta aplicada.

 

A técnica continua a mesma desde a sua criação e viajou o mundo inteiro através de navios holandeses no tempo das colonizações. Em algumas partes da pintura de batik pode ser obtido um efeito craquelado, por conta da cera utilizada, o que deixa o trabalho único e especial.

 

O artista responsável pelos produtos que ilustram esse post é Jair Mendes. A mãe dele, Cleyde Mendes, começou a trabalhar com batik por volta de 1968 e transmitiu todo o conhecimento para os filhos, que desenvolveram estilos próprios e hoje em dia já participaram de exposições em diversos países, como Suíça Alemanha, Dinamarca, França e Estados Unidos.

 

Jair é formado em Zootecnia, mas foi no Batik que encontrou sua profissão. As pinturas feitas por ele são na maioria das vezes com temas inspirados na cultura e folclore brasileiro. Ele faz diversos produtos em batik, como quadros, cangas, porta-copos, lugares americanos e agendas. Jair Mendes tem obras espalhadas por diversos lugares do mundo.

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload