Featured Posts

Zezinha

January 9, 2016

Foto: Larissa Pampolha. / Escultura em exposição na loja Fuchic dos Jardins.

 

Maria José Gomes da Silva, artesã mais conhecida como Zezinha, trabalha há 30 anos com artesanato em cerâmica. Ela é uma das artesãs mais prestigiadas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Como matéria prima ela utiliza a argila disponível em várias tonalidades e pigmentos transformados em tinta de óleos provenientes de cascas de árvores, raízes e plantas.

 

Ela esculpe diversos objetos, mas as bonecas de barro com vestidos de rendas recheados de detalhes incríveis são as peças mais famosas de Zezinha. O artesanato local ficou tão famoso que hoje em dia existem pessoas que fazem questão de viajar até o Vale do Jequitinhonha e se hospedar na casa das artesãs locais para conhecer o trabalho.

 

Zezinha possui peças em diversos acervos nacionais - como no Palácio do Planalto, em Brasília e em acervos particulares de colecionadores – e internacionais. Uma dessas compradoras de fora do Brasil foi ex primeira dama da França, Carla Bruni.

 

Ela também já foi selecionada para fazer parte do projeto Mulheres Artesãs do Brasil, que levou a arte e a história de 15 mulheres artesãs de diferentes partes do país para exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload