Featured Posts

Mato Grosso do Sul

September 15, 2017

 

Todo ano fazemos diversas expedições pelo Brasil para encontrar o que há de melhor do artesanato de cada região do país. Nessas viagens entramos em contato direto com os artesãos, com o modo de fazer e com a cultura local. É uma oportunidade incrível e necessária para que a nossa seleção de peças seja sempre a melhor! A nossa última viagem foi no Mato Grosso do Sul, confiram um pouquinho de cada artesanato aqui. Clicando nas imagens você também acessa o texto completo do nosso blog sobre cada assunto.

 

 

CERÂMICA TERENA

 

Os índios Terena são considerados a maior nação indígena, com cerca de 18 mil pessoas em ocupações fragmentadas em diversas regiões do estado.

São conhecidos pela habilidade no artesanato. Para fazer as esculturas de cerâmica, são necessários vários processos com a argila, que é misturada com o pó de cerâmica amassado e peneirado, conchas trituradas e cinzas de vegetais para que fique mais resistente. Quando a escultura fica pronta, ela precisa passar um dia inteiro secando, para só então ser pintada com uma terra vermelha.

 

 

 

 

 

 

 

BOLSAS DE LONA

 

As bolsas recicladas eram produzidas com retalhos de tapeçaria, depois de lonita de algodão até finalmente chegar à reciclagem dos malotes dos Correios doados através de convênios. Com sua criatividade e consciência ambiental, os malotes velhos transformaram-se em produtos sustentáveis. O trabalho busca mudar comportamentos e promover uma reflexão sobre o impacto a natureza gerada pelo consumo excessivo e uso de sacolas plásticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTESANATO COM OSSO E CHIFRE

 

Materiais inusitados como o chifre e ossos de animais viram arte nas mãos de artesãos. O insumo vem do descarte de frigoríficos locais, e tem vários tamanhos e cores, que podem se transformam em milhares de possibilidades. Eles são trabalhados em máquinas especiais e à mão, com lixas. O artesão pode conseguir diferentes acabamentos utilizando vários tipos de lixas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BUGRAS DE CERÂMICA

 

As esculturas de índias, também conhecidas como “Bugras”, foram inspiradas nas mulheres da tribo Terena e Guarani. A artesã, do interior do estado, molda na cerâmicas figuras fortes e lutadoras. Elas são retratadas em um ofício muito comum a elas no local, que é a venda de legumes e frutas em geral. Atualmente, algumas famílias indígenas também auxiliam no trabalho da artesã, moldando as miniaturas de frutas e legumes que são incluídos na peça final.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CERÂMICA KADIWÉU

 

Os índios Kadiwéu são artistas notáveis. Além de belíssimos desenhos corporais cheios de simetria, as mulheres da tribo produzem uma cerâmica que está entre as melhores do Brasil. A matéria prima para o trabalho é encontrada em barreiros especiais, que contém o barro de uma consistência e tonalidade ideias para uma cerâmica mais resistente e durável. Os pigmentos são obtidos através da mistura de diversos materiais naturais, como areias coloridas, jenipapo, pó de carvão e resinas extraídas de árvores como o pau-santo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload