Featured Posts

Colheita do Capim Dourado

September 22, 2017

1/18

Essa semana fizemos uma viagem incrível que temos que compartilhar com vocês aqui no nosso blog. Conhecemos e participamos da Festa da Colheita do Capim Dourado, no Jalapão! Passamos por diversas cidades e povoados, como Palmas, Taquaruçu, Santa Tereza, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Ponte Alta, Mateiros, Mumbuca e São Felix. Todos nos proporcionaram experiências e paisagens fascinantes, que vocês podem conferir nas fotos acima.

 

A festa foi realizada de 15 a 17 de setembro no Povoado de Mumbuca, que fica a 274km de Palmas, capital do estado de Tocantins. Nesse período, são feitas diversas atividades que visam à valorização da cultura quilombola e conscientização sobre a importância do Capim Dourado. Assim, os visitantes tem a oportunidade de conhecer a cultura, as tradições e, em especial, de verificar como se dá o processo de produção do artesanato de capim dourado.

 

A colheita propriamente dita só pode ser iniciada no dia 20 de setembro. A data de início é regulamentada para garantir o manejo sustentável do capim e contribuir com a preservação dele. A colheita vai garantir a produção de artesanato ao longo deste ano. A matéria-prima é colhida até o dia 20 de novembro.

 

Outra regulamentação sobre o capim dourado é a proibição da saída do material "in natura" da região, que só pode ser comercializado em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

 

As peças produzidas com o capim dourado são comercializadas no Brasil e até em outros países. Frequentemente, as artesãs expõem os produtos em feiras internacionais. A venda garante o sustento das comunidades do Jalapão. Para ler mais sobre o capim dourado, clique aqui.

 

Com informações de http://www.gazetadocerrado.com.br/2017/09/13/9a-festa-da-colheita-do-capim-dourado-se-inicia-nesta-sexta-feira-no-jalapao/

E http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2015/09/colheita-do-capim-dourado-e-marcada-por-festa-na-regiao-do-jalapao.html

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload