Featured Posts

Tacacá, uma iguaria do Norte

October 5, 2017

 Clique na foto acima para conferir diversas imagens sobre o tacacá!

 

O Tacacá é uma iguaria típica da culinária amazônica, que pode ser encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá e Rondônia. É uma espécie de caldo bem fino e bem temperado com sal, cebola, alho, chicória, coentro. A base do caldo é o tucupi.

 

A mandioca é o começo de todo o processo do tacacá. Quando ela é ralada e depois prensada no tipiti (instrumento feito artesanalmente de arumã ou tala de miriti) para fazer a farinha, o que sobra é um líquido leitoso-amarelado. Depois que é deixado em repouso, o líquido se separa em dois: a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

 

 A tapioca também é utilizada no tacacá, como forma de goma misturada ao caldo do tucupi. O tucupi é inicialmente venenoso, devido à presença do ácido cianídrico. Então ele é cozido por muitas horas para que só então possa ser utilizado. Esse cozimento é o processo que elimina o veneno.

 

 A origem do tacacá é indígena, derivada de um tipo de sopa chamada “mani poi”. Toma-se em cuias, feitas com o fruto da cuieira. As mais tradicionais cuias são feitas na cidade de Santarém, no Pará. Clique aqui para ler sobre a produção artesanal da cuia.

 

Para servir, primeiro coloca-se o tucupi e uma mistura de pimenta de cheiro. Depois, coloca-se a goma e os ramos de jambú. Por fim os camarões secos e mais tucupi, até quase completar a cuia. Normalmente é consumido no final de tarde, nas tradicionais barracas de tacacá que ficam nas ruas.

 

A responsável pelas barracas é a vendedora de tacacá, ou tacacazeira, uma figura típica das ruas de diversas cidades amazônicas. Elas têm ponto fixo em diferentes locais das cidades, permanecendo muitas vezes por décadas, de avós para netas, com clientela cativa.

 

Receita de Tacacá

 

Ingredientes

2 litros de tucupi

4 dentes de alho

1 colher (chá) de sal

4 pimentas de cheiro

2 maços de jambú

1/2 kg de camarão salgado (seco)

1/2 xícara (chá) de goma de mandioca

Pimenta de cheiro

 

Modo de preparo

- Coloque em uma panela o tucupi, tempere com alho, sal e pimenta. Leve ao fogo e deixe levantar a fervura.

- A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.

- Cozinhe o jambú em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra.

- Reserve.

- Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal.

- Ferva 4 xícaras (chá) de água com sal à gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria.

- Acrescente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.

- Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupi, uma concha de goma, uma concha de tucupi, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta à gosto.

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload