Featured Posts

Irene Gomes

December 1, 2017

 

A mestre artesã Irene Gomes nasceu na pequena comunidade rural de Campo Alegre, um distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Ela aprendeu a trabalhar com a cerâmica com sua mãe, quando tinha apenas 14 anos de idade. Nesta época modelava galinhas e outras pequenas peças de barro.

 

Quando se casou, mudou-se para a vizinha comunidade de Coqueiro Campo, onde começou a trabalhar com a sua prima Zezinha, cujo trabalho em cerâmica é reconhecido em todo o Brasil. No inicio, Irene ajudava a sua prima apenas nos afazeres domésticos, mas em função da grande quantidade de pedidos, Zezinha a contratou para ajudá-la no acabamento e na decoração das peças.

 

Mesmo sendo ceramista, Irene preferiu ganhar um salário fixo trabalhando com Zezinha, que já tinha uma boa estrutura de vendas, do que fazer suas próprias peças e não conseguir vendê-las. Neste período, Irene era responsável pela pintura das peças de Zezinha. As bonecas produzidas nesta época levavam a seguinte inscrição: Zezinha di Coqueiro Campo, Município di Minas Novas, Minas Gerais, pintura di Irene. Esse trabalho durou três anos e meio, e enquanto isso Irene ia aperfeiçoando sua técnica.

 

Hoje, o trabalho de Irene está crescendo cada vez mais, suas esculturas estão sendo comercializadas em diversos lugares. São peças que se destacam pelo requinte e pelo cuidado com os detalhes e as expressões faciais. Ela costuma fazer muitas moringas e filtros de barro, peças utilitárias incríveis, mas também passa pelo clássico de noivas e noivos, vestidos com estilo tradicional, e mulheres muito graciosas. Essa jovem artista já é considerada uma das mais importantes do Vale do Jequitinhonha e representa, juntamente com muitas outras, a perpetuação desta importante tradição mineira.

 

//

 

Master craftsman Irene Gomes was born in the small rural community of Campo Alegre, a district of Turmalina, in the Jequitinhonha Valley. She learned to work with pottery with her mother when she was only 14 years old. At that time, she modeled chickens and other animals in small pieces of clay.

 

When she married, she moved to the neighboring community of Coqueiro Campo, where she started the work with her cousin Zezinha, whose work in ceramics is recognized throughout Brazil. In the beginning, Irene only helped her cousin in the housework, but due to the large number of requests, Zezinha hired her to help her in the finishing and decoration of her sculptures.

 

Even though she was a potter, Irene preferred to earn a monthly payment by working with Zezinha, who already had a good sales structure, than making her own pieces and not being able to sell them. During this period, Irene was responsible for painting Zezinha's pieces. The dolls produced at this time had the following inscription: “Zezinha di Coqueiro Campo, Município di Minas Novas, Minas Gerais, pintura di Irene”. This work lasted three and a half years, and in the meantime Irene was perfecting her technique.

 

Today, Irene's work is growing more and more, her sculptures are being marketed in several places. Her sculptures stand out for the refinement, detailment and the facial expressions. She often makes many jugs and filters, incredible utility pieces, but also goes through the classic brides and grooms, dressed in traditional style, and very graceful women. This young artist is already considered one of the most important in the Jequitinhonha Valley and represents, along with many others, the perpetuation of this important tradition from Minas Gerais state.

 

 

Com informações de: http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/search/label/Irene%20Gomes

 

 

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload