Featured Posts

Carrancas

December 15, 2017

 

1/6

Ao primeiro olhar, as carrancas surpreendem e assustam. Mas quando olhamos mais de perto, logo conseguimos perceber os ricos detalhes dos traços das tradicionais carrancas de Pirapora, norte de Minas Gerais. Pintura forte, umas com brilho, outras mais foscas e vigorosas, esses objetos atraem turistas de todo o Brasil.

 

Na cidade ribeirinha, às margens do rio São Francisco, a Associação dos Carranqueiros mantém viva a esperança de aumentar as vendas e a própria cultura das carrancas: segundo reza a lenda, elas atraem o Caboclo D’água e espantam os maus espíritos durante as viagens nas embarcações do Velho Chico.

 

A carranca é uma arte que representa a cidade de Pirapora e atrai os turistas, que vão até a associação para ver os artesãos trabalhando. A principal matéria-prima das carrancas é comprada dos fazendeiros. No entanto, a maior parte da madeira e da lenha os artesãos recebem de doações.

 

Um dos grandes destaques na arte das carrancas é o mestre Sabino, já falecido. Nesta foto, de 1977, ele aparece expondo o seu incrível trabalho.

 

 

O filho dele, Gilson, e toda a família também trabalham com as carrancas. Gilson aprendeu sozinho, enquanto olhava as carrancas das embarcações no rio. Neste vídeo, ele trabalha em uma carranca que tem quase a mesma altura que ele. O resultado você pode conferir na foto abaixo do vídeo.

 

 

Você pode adquirir estas peças a pronta entrega em qualquer uma das lojas da Fuchic:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins
Endereço: Alameda Franca, 1.167
Telefone: 11 3085-0434
Celular/Whatsapp: 11 97639-5311
E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Fuchic Shopping Villa-Lobos
Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777, terceiro piso, loja 353
Telefone: 11 5041-7621
Celular/Whatsapp: 11 94515-5692
E-mail: villalobos@fuchic.com.br

 

 

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload