Featured Posts

Cerâmica Marajoara

December 13, 2018

1/9

 

A cerâmica marajoara é a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil. Ela começou a ser produzida pelos índios da Ilha do Marajó. Muito sofisticadas, as peças são elaboradas e feitas com técnicas diferentes de ornamentação. A produção é variada, e inclui objetos como brinquedos, pratos, urnas funerárias, apitos, chocalhos, estatuetas e vasos. Essa é uma arte considerada uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro e é reconhecida mundialmente.

 

Os índios da Ilha de Marajó, considerada a maior ilha fluvial do mundo, utilizavam o barro para confeccionar os objetos utilitários ou decorativos. Para aumentar a resistência das peças, eles começaram a misturar o barro com outras substâncias minerais ou vegetais, como pó de pedras ou conchas e cinzas de cascas de árvores ou de ossos.

 

As peças não costumavam ter cor, mas quando tinham, era utilizado o engobe (barro em estado líquido) misturado com pigmentos extraídos de alguns vegetais, como o urucum, jenipapo e o caulim. Por isso, as cores branca, vermelha e preta eram as mais utilizadas.

 

A decoração das cerâmicas marajoara é composta por traços gráficos harmoniosos e simétricos, cortes ou aplicações. Depois de prontas, as peças são queimadas em fogueiras ou buracos e finalizadas com breu do Jutaí, material que proporciona um efeito brilhoso semelhante ao do verniz.

 

As peças originais, produzidas há muitos anos pelos índios paraenses, podem ser encontradas em diversos museus pelo Brasil e até mesmo em Nova York e Genebra. O maior acervo encontra-se no Museu Emílio Goeldi, em Belém, no Pará. Infelizmente, muitas peças foram perdidas devido a saques e contrabandos.

 

Hoje em dia o modo de fazer da cerâmica já passou por alguma modernização, mas a herança cultural continua muito forte nas peças. E isso foi utilizado para incentivar o turismo e o comércio local na cidade de Icoaraci, próxima a Belém, onde diversos artesãos descendentes de índios tentam preservar e manter a tradição marajoara. Eles fabricando réplicas da cerâmica, ajudando a divulgar os trabalhos indígenas e a preservar um dos maiores patrimônios culturais do Brasil.

 

Você pode adquirir estas peças em nossas lojas:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload