Featured Posts

Instrumentos Musicais

January 11, 2018

Músicas com ritmos intensos, animados e que exigem muita ginga… Esse é o resultado da mistura que deu origem aos ritmos afro-brasileiros. Sem dúvida nenhuma essa é uma mistura que deu certo! E pra que essa mistura aconteça, são utilizados vários tipos de instrumentos musicais. Alguns deles começaram a ser confeccionados por talentosos artesãos brasileiros, com materiais que já conhecemos muito bem, como o coco e as cabaças naturais. Estes são alguns deles:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Afoxé e Xequerê

Instrumentos tradicionais do Brasil, mas de origem africana, constituídos por uma cabaça ou um coco rodeado por miçangas (que podem ser de materiais diversos), ligadas por uma espécie de rede. Quando sacudido, as miçangas raspam na cabaça e produzem o som característico.

 

 

 

Cabuletê

O cabuletê é uma pequena caixa de ressonância, com couro dos dois lados e um pequeno cabo. Quando o instrumento é girado, duas pequenas sementes que estão nas laterais, penduradas por um barbante, produzem o som. A origem do cabuletê ainda é um grande mistério. Pesquisadores se dividem entre a origem africana e a provável origem asiática ou oriental. No Brasil, o cabuletê foi introduzido pelos rituais religiosos africanos. Conta-se que no tempo da escravidão, os negros, quando desbravavam as matas, caminhavam tocando esse instrumento afim de espantar os animais selvagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maraca

É um instrumento constituído por uma bola, que pode ser de coco ou cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa. Dependendo dos materiais usados, também podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar. Normalmente, são tocadas em pares, agitando uma em cada mão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Djembê

Djembê é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental. O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, que foi incorporado também no Brasil. É um instrumento de percussão que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga. O som do djembê é obtido por percussão direta com as palmas das mãos. Devido à grande largura e ao formato do instrumento, é possível obter uma grande gama de sons diferentes. Próximo ao centro o som é grave e vibrante. Próximo ao aro é mais agudo (quase metálico).

 

 

 

 

 

 

 

 

Bongô

É composto por dois pequenos tambores unidos entre si. Um dos tambores tem um diâmetro um pouco maior do que o outro. A diferença de tamanho faz com que um dos tambores seja mais grave do que o outro. O tambor maior e mais grave é chamado de hembra (fêmea em espanhol) e o menor e mais agudo é o macho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode adquirir esses instrumentos musicais, feita à mão por artesãos brasileiros, em uma das lojas da Fuchic:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Fuchic Shopping Villa-Lobos

Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777, terceiro piso, loja 353

Telefone: 11 5041-7621

Celular/Whatsapp: 11 94515-5692

E-mail: villalobos@fuchic.com.br

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload