Featured Posts

Artesanato Indígena

March 9, 2018

A Arte Indígena se confunde com a cultura brasileira. Atualmente, existem cerca de 300 etnias de índios no Brasil. Cada uma delas possui costumes diferenciados e características próprias, que acabam se aplicando no tipo de artesanato fabricado por eles. Podem ser cestarias, cerâmicas ou acessórios incríveis, que possuem toda a tradição dos primeiros artesãos do Brasil.

 

Kadiwéu

 


Os índios Kadiwéu, de Mato Grosso do Sul, são artistas notáveis. Além de belíssimos desenhos corporais cheios de simetria, as mulheres da tribo produzem uma cerâmica que está entre as melhores do Brasil. A matéria prima para o trabalho é encontrada em barreiros especiais, que contém o barro de uma consistência e tonalidade ideias para uma cerâmica mais resistente e durável. Os pigmentos são obtidos através da mistura de diversos materiais naturais, como areias coloridas, jenipapo, pó de carvão e resinas extraídas de árvores como o pau-santo.

 

Leia mais no link: https://www.fuchic.com.br/single-post/2016/11/12/Cer%C3%A2mica-Kadiw%C3%A9u

 

Cerâmica Terena

 

Os índios Terena vivem principalmente no estado de Mato Grosso do Sul, onde são considerados a maior nação indígena, com cerca de 18 mil pessoas em ocupações fragmentadas em diversas regiões do estado. São conhecidos pela habilidade na agricultura e artesanato. O artesanato como forma de subsistência representa um nítido resgate da arte ancestral dos índios Terena. É feito há muitas gerações, geralmente por mulheres. Para fazer as esculturas de cerâmica, são necessários vários processos com a argila.

 

Leia mais no link:  https://www.fuchic.com.br/single-post/2017/01/21/Cer%C3%A2mica-Terena

 

Acessórios Indígenas

 

 

 

Uma das etnias mais importantes do Brasil, os Kayapó são os responsáveis pela confecção destes acessórios de miçangas. Eles vivem na Floresta Amazônica, no estado do Pará, e são conhecidos pela valentia na hora de defender a cultura indígena e florestas. Por habitarem em uma vasta área na Amazônia Legal, eles ainda conseguem manter a grande maioria dos costumes intactos. Eles são caçadores, pescadores, coletores, agricultores e artesãos. Vivem de riquezas naturais e os trabalhos manuais feitos por eles são sempre inspirados na natureza.

 

Leia mais no link: https://www.fuchic.com.br/single-post/2016/08/06/Acess%C3%B3rios-Ind%C3%ADgenas

 

Cerâmica Ritxoko

 

As esculturas feita pelos índios Karajá, habitantes das margens do Rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, são uma parte importantíssima da cultura local e carregam grande significado. Em cada peça é possível identificar os mitos e histórias narradas pelos Karajá que expressam a rica relação que eles tem com o rio, a fauna e a flora, as relações sociais e familiares e a organização social. É também através desse artesanato que as famílias conseguem sua única ou mais importante renda. 

 

Leia mais no link: https://www.fuchic.com.br/single-post/2016/06/29/Cer%C3%A2mica-Ritxoko

 

Cerâmica Marajoara

 

 

A cerâmica marajoara é a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil. Ela começou a ser produzida pelos índios da Ilha do Marajó. Muito sofisticadas, as peças são elaboradas e feitas com técnicas diferentes de ornamentação. A produção é variada, e inclui objetos como brinquedos, pratos, urnas funerárias, apitos, chocalhos, estatuetas e vasos. Essa é uma arte considerada uma das maiores riquezas da cultura do Norte brasileiro e é reconhecida mundialmente.

 

Leia mais no link: https://www.fuchic.com.br/single-post/2017/12/21/Cer%C3%A2mica-Marajoara

 

Você pode adquirir estas peças a pronta entrega em qualquer uma das lojas da Fuchic:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload