Featured Posts

Estamparia Ofayé

July 18, 2018

1/7

O Povo Ofayé vive no município de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de valorizar a história, os costumes e a memória cultural dessa etnia, foi iniciado um projeto que os ensinou a confeccionar peças estampadas.

 

Até então, os artesãos faziam apenas cestos e arco e flecha para uso próprio. Através de aulas de estamparia, costura, bordado e tingimento vegetal, eles conseguiram produzir uma coleção de tecidos e objetos que incorporam a natureza que os cerca e os grafismos tradicionais.

 

As peças – toalhas de mesa, jogos americanos, almofadas, e sacolas – encantam por sua simplicidade e originalidade. Tudo é feito pelas próprias artesãs, que também bordam a mão alguns detalhes no pano, como os nomes dos animais na língua Ofayé e os contornos de alguns desenhos. A paleta de cores que foi escolhida através de uma oficina de tingimento vegetal, onde se utilizou a vegetação ao redor da aldeia para composição das cores.  

 

As tradições da etnia foram perdidas ao longo dos anos em que eles foram seguidamente deslocados de seu território original. Para se ter ideia, apenas seis pessoas dominam a linguagem Ofayé, daí surgiu ideia de bordar o nome de cada animal, de escolher os grafismos para estampar os tecidos, e da inspiração para a coleção ser o cotidiano e a floresta que os cerca. Dessa forma, o processo de confecção do artesanato acaba se tornando um resgate da cultura e das tradições ancestrais desse povo.

 

Os produtos você pode encontrar em nossas lojas:

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload