Featured Posts

Eufrázio Arte em Couro

October 11, 2018

 

1/7

 

 

José Eufrásio Barbosa, mais conhecido como Seu Neném, ingressou na confecção de artigos em couro ainda pequeno, mais precisamente aos oito anos de idade, época em que ajudava o pai a produzir calçados masculino em sua própria sapataria, localizada no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.  

 

Aos 14 anos, ele já produzia - além de sapatos para homens - calçados femininos, bolsas e cintos de couro. Dos 53 anos de vida do Mestre Seu Neném, 30 deles são totalmente de dedicação ao couro. “Já acordei às 3h da manhã muitas vezes com ansiedade para trabalhar”.  

 

Dos seus cinco irmãos, apenas ele decidiu seguir o legado do pai. Hoje, ele é quem repassa suas técnicas e conhecimento para outras pessoas da comunidade. “Não gosto de copiar o trabalho de ninguém, faço sempre algo diferente, e repasso isso pra quem trabalha comigo. Se eles forem por mim mesmo, viram mestre também”.  

 

O couro, que ganhou notoriedade no Sertão na época do Cangaço, quando Lampião usou artigos da matéria-prima, é motivo de orgulho na vida de Seu Neném. “Tudo que eu aprendi eu devo ao meu pai, e vou trabalhar até quando Deus quiser”.

 

Neste vídeo você pode conhecer um pouco mais o artesão:

 

Os produtos de couro podem ser encontrados em nossas lojas:

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Texto: Yasmim Dicastro para o Portal do Artesanato de Pernambuco

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload