Featured Posts

Turiarte, trançados da Amazônia

November 12, 2018

1/10

 

A técnica de trançado de palha da Turiarte é passada de geração em geração em comunidades amazônicas às margens do Rio Arapinus. É das folhas do tucumã, tipo de palmeira bastante encontrada no Pará, que os artesãos extraem a fibra usada para trançar cestos, mandalas, bolsas, colares vasos, baús com desenhos geométricos de estilo próprio e cores vibrantes. Em alguns casos, as fibras podem ser tingidas com pigmentos naturais, por processo de fervura de plantas encontradas na Amazônia.

 

Para dar cor e vida às peças, as fibras de palha passam por um processo de pigmentação natural a partir de flores, raízes e flores da floresta. Para obter a cor vermelha as mulheres utilizam o cipó de uma árvore chamada Crajiru, também muito usada para fazer chá e combater a anemia. Já o pigmento amarelo é extraído da raiz da Mangarataia Amarela, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão. Depois de colhidas, as folhas ou raízes são raladas, piladas e postas em água quente para fervura, e lá adicionadas às fibras de palha.

 

A confecção do artesanato de tucumã é feita por 55 artesãos (cerca de 50  mulheres e 5 homens) de cinco comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, a cerca de seis horas de barco do município de Santarém. Essa região do oeste paraense é formada por um emaranhado de rios que deságuam no Tapajós, um rio esmeralda que parece mar, onde bancos de areia branca emergem no período da seca contrastando com a Floresta dos arredores.

 

Seis diferentes comunidades se dedicam à atividade do trançado e se organizam através da cooperativa Turiarte. A proposta era transformar a atividade tradicional do trançado em uma oportunidade de geração de renda, resgatando saberes e habilidades comuns dos povos ribeirinhos a partir de projetos de capacitação. 

 

As peças da Turiarte podem ser adquiridas em nossas lojas:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

Texto de: http://artesol.org.br/rede/membro/cooperativa_de_turismo_e_artesanato_da_floresta_turiarte

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload