Featured Posts

Palha de Piaçava

August 22, 2019

1/3

 

O artesanato feito com a Palha de Piaçava é produzido no litoral norte da Bahia, próximo de uma pequena cidade chamada Entre Rios. É um cenário inspirador, onde antigamente viviam pelo menos três povos antigos: caçadores nômades, povos da cultura Aratu e índios Tupinambás, com quem nasceu a tradição do trançado de palha da palmeira piaçava.

 

Desses povos nativos as artesãs herdaram o ritual de colher a palha de piaçava, tratar, tingir a fibra e criar artefatos cotidianos versáteis. Hoje, as peças têm um trançado mais fino do que os objetos indígenas e variam de acessórios de moda e objetos de decoração com um design contemporâneo e cores vivas que referenciam as paisagem tropicais onde são criadas - um dos trechos mais paradisíacos do nordeste brasileiro.

 

A piaçava é retirada das palmeiras da região, em um processo cuidadoso que respeita a vegetação e preserva o replantio. Dessa forma, a cada 3 meses, novas folhas nascem e estão prontas para utilização. O resultado são acessórios e cestarias lindíssimos, com muito significado e história no processo.

 

E você pode adquirir essas peças em nossas lojas:

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

ou no site www.e-fuchic.com.br

 

Com informações de Artesol

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload