Featured Posts

Moqueca

September 10, 2019

 

 Você já provou Moqueca? Ela é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira, que teve sua origem na Angola. No Brasil, é prato típico especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Pará, Pernambuco e Ceará, mas apresenta muitas variações conforme a região. Recentemente também foram criadas algumas versões vegetarianas, que trocam o peixe por cogumelos, jaca verde, palmito, etc. 

 

Embora semelhantes, existem diferenças significativas em cada moqueca, tanto nos ingredientes quanto no sabor. As mais famosas são as moquecas Capixaba e Baiana. Ambas têm preparo similar - em panela de barro, com montagem em camadas e com toque final do coentro -, mas a composição é diferente. A baiana utiliza o dendê, que veio da África com os negros. A capixaba utiliza o urucum que é um ingrediente originário do Brasil.
 

 

Como cada uma tem seu ingrediente característico, também ganham sabor próprio. Enquanto a baiana preza o conjunto dos ingredientes, a capixaba ressalta o sabor do peixe.  Na baiana, o dendê e o leite de coco trazem um sabor bem marcante e especifico, além dos pimentões. Já na Capixaba o urucum dá cor e sabor um pouco mais suaves.

 

 

Na escolha do peixe, a regionalidade também é levada em conta. Usa-se os peixes mais frescos encontrados em cada região, como robalo, garoupa, namorado e dourada, nas regiões de mar; ou os peixes de rio, como pintado e pirarucu.

 

Panela de barro

 

A tradicional panela de barro é outro ponto em comum e importante no preparo, já que mantém o calor e o caldo continua borbulhante após a moqueca sair do fogo. O uso desse utensílio faz toda diferença na preparação, pois traz o sabor e a tradição típicos.

 

 

Se você ainda não sabe cozinhar esse prato típico brasileiro, anote as receitas abaixo:

 

Moqueca Capixaba

 

• Ingredientes
1,5 kg de peixe fresco da sua região em postas
5 cebolas médias picadas 
5 tomates grandes picados
1 maço de coentro picado
100 ml de azeite de oliva 
3 colheres de sopa de urucum em pó ou óleo de urucum
Sal e limão a gosto

• Preparo  
Tempere o peixe com sal e limão. Reserve. No fundo da panela, coloque um pouco do azeite, do urucum, da cebola, do tomate, do coentro e do peixe. Vá fazendo as camadas nessa ordem até finalizar os ingredientes. Cozinhe na panela de barro, tampada, em fogo alto. Após levantar fervura, reduza o fogo e deixe por mais 20 minutos. Regue com o restante do azeite e acerte o sal. Finalize com o coentro picado.   

 

Moqueca Baiana

 

• Ingredientes
1,5 kg de peixe fresco da sua região em postas
2 pimentões amarelos em rodelas
2 pimentões vermelhos em rodelas
2 pimentões verdes em rodelas 
3 cebolas médias em rodelas
4 tomates médios em rodelas
100 ml de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
1 maço de coentro picado
Sal e limão a gosto

• Preparo  
Tempere o peixe com sal e limão e reserve. Disponha em camadas os pimentões, as cebolas, os tomates, o coentro e as postas de peixes. Vá fazendo as camadas nessa ordem, até encher a panela. Regue com um pouco do dendê e leite de coco. Leve a panela ao fogo alto e tampe. Assim que levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Nos minutos finais coloque o restante do dendê e do leite de coco. Acerte o sal. Ao desligar o fogo, finalize com o restante do coentro.  

 

Adquira a panela Moquequeira de barro preto tradicional em nossas lojas físicas ou e-commerce:

 

www.e-fuchic.com.br

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

E-mail: jardins@fuchic.com.br

 

 

Receita de: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/lazerecultura/NOT,0,0,1310634,moqueca+baiana+x+moqueca+capixaba.aspx

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload