Featured Posts

Cerâmica Tukano

October 29, 2019

 

 

A cerâmica Tukano produzida em São Gabriel da Cachoeira (AM), é uma das mais importantes e valorizadas cadeias produtivas da arte indígena local. A tradição milenar dessa cerâmica, feita somente por mulheres e cuja produção é inteiramente natural, confere genuinidade e autenticidade às peças, de autoria de 20 ceramistas da associação na Associação de Mulheres Indígenas da Região de Taracuá (Amirt).

 

Essa é, inclusive, uma das mais antigas associações de mulheres indígenas no Brasil, fundada em 1987. O maior diferencial é o trabalho realizado pelas artistas que produzem a cerâmica a partir de uma argila especial, encontrada somente em alguns locais. Para retirar a argila para a produção das peças, as mulheres cantam e fazem benzimentos específicos de proteção. Ou seja, a produção da cerâmica segue uma tradição incrível, valorizando os saberes ancestrais.

 

Recebemos algumas imagens diretamente das artesãs, que nos contaram um pouco desse processo incrível. Para começar, elas fazem uma massa que mistura a casa da árvore Caripé, peneirada, com a tucuya-argila. Depois da massa pronta, é hora de modelar as peças. São feitas panelas, gamelas, vasos e todo tipo de utilitários.

 

Para secar as peças, as artesãs buscam lenhas na floresta, sempre reaproveitando os materiais em um processo muito sustentável. As peças são queimadas com essas lenhas em um forno de barro, bem rústico.

 

Depois de secas, elas são alisadas com pedras e só então irão receber a pintura com engobe. O mais interessante é que para pintar os grafismos, as artesãs utilizam cabos de plantas como pincel.  A finalização da peça é uma etapa de defumação com cascas de árvores, o que confere à peça a cor preta tão característica.

 

 

 

Um processo incrível, não acham? Para adquirir essas peças entre em contato em nosso e-commerce ou lojas físicas:

 

www.e-fuchic.com.br

 

Brasil Presente Guarulhos

Endereço: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Terminal 3, Portão 317,  Embarque.

Celular/Whatsapp: 11 94540-7910

E-mail: aeroportogru@fuchic.com.br

 

Fuchic Jardins

Endereço: Alameda Franca, 1.167

Telefone: 11 3085-0434

Celular/Whatsapp: 11 97639-5311

 

 

Com informações de: https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-rio-negro/no-alto-rio-negro-mulheres-indigenas-ceramistas-lutam-por-sede-propria

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

BUSCA POR ASSUNTO
Please reload